Website desenvolvido com Selo de Qualidade da Agência Católica
Data : 12/06/2014

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Ministério de Música em Unidade

“…somos bem mais que uma banda musical ou ministério de música. Somos uma Vocação!” RVR 58

 musicaA Comunidade Recado está plenamente feliz por duas de suas músicas integrarem o CD “No Coração da Jornada” (nome dado ao CD que reúne as músicas que farão parte das celebrações dos Atos Centrais da JMJ Rio2013)! São elas: “Aleluia” (Faixa 05) e “Tesouro Singelo” (Faixa 09). Além disso, também é motivo de grande louvor e alegria a participação do nosso Fundador e Moderador Geral, Luiz Carvalho, como um dos artistas católicos convidados a cantar uma faixa neste mesmo CD, com a música “A barca (Pescador de homens)”.

Muitas vezes recebemos as notícias de uma forma mecânica e não refletimos sobre tudo o que motivou, de fato, determinado acontecimento… E Deus, que é pleno de sentido, nos faz perceber que a escolha da música é um mero detalhe perante a imensidão de aprendizados que Ele nos dá.

A música “Tesouro Singelo” foi composta por duas pessoas: Allison Alves e Marcelo Oliveira. Ela já era uma música bastante tocada nas Santas Missas do Recado e inclusive já tinha sido gravada no CD Cânticos para a Missa Vol.2 da Comunidade Recado, lançado em 2012 (Faixa 13).
O que poucos sabem é que a música que está no CD tem duas estrofes a mais do que a canção original. Depois que a música foi selecionada, a comissão da JMJ pediu aos autores que escrevessem mais duas estrofes que falassem sobre os temas “juventude e missão”, para que a música (que já era bela) ficasse ainda mais coerente ao contexto da Jornada (ou seja, despertasse nos jovens o sentido e a importância do ser missionário). Aqui abro parêntese para uma pergunta importante: o que você faria se fosse pedido que sua arte, depois de selecionada pra algo muito importante, fosse modificada? Como você aceitaria e se adaptaria a isso? Creio que essas perguntas devem ter passado pela cabeça dos autores que são artistas e, como artistas, têm suas dificuldades e vaidades.
Deus faz conforme a Vontade d’Ele e quando nos abrimos a ela percebemos a grandeza de seus aprendizados; percebemos a beleza que nem a arte é capaz de revelar; percebemos uma pequena parte da infinidade de Deus.
Os autores, depois de refletirem, tiveram algumas ideias e começaram a escrever alguns versos sobre os temas propostos. Porém, devido à proximidade de encerramento do prazo dado pela comissão para a conclusão da música, eles optaram por não realizarem este trabalho sozinhos. Outra pergunta importante: você enxergaria a Vontade de Deus nas mudanças, mesmo que sua racionalidade não encontrasse saída? Ou mesmo que sua limitação não encontrasse compreensão? Os autores enxergaram e pediram ajuda!
Eis a história que poucos sabem: num gesto de humildade e fraternidade, os autores chegaram em um ensaio no Ministério de Música da Missão Fortaleza e expuseram a situação. Foi então que os membros do ministério, imbuídos do mesmo espírito de unidade, optaram por começar o ensaio depois e, como uma família, se abriram à ação do Espírito Santo. Eles, agora todos juntos, foram tendo inspirações, sugerindo frases e palavras que finalmente deram forma para as duas últimas estrofes que faltavam, de acordo os temas que foram pedidos!
Em união fizeram o Carisma transbordar, em união entenderam a Vontade de Deus e aprenderam com ela. O resultado podemos conferir no CD! Mas, o que ficou de mais forte, podemos conferir no coração de quem vivenciou e compreendeu o que Deus falou, podemos conferir em duas novas estrofes que vão além da beleza do Mistério Divino chegando em verdade aos nossos corações:

“… Chegarmos à mesa nos traz a certeza do que nós queremos viver
O ardor missionário, doar o trabalho, a Tua vontade então fazer
É tudo que nos pede esta comunhão: sermos como um outro Cristo para o irmão!
Eucaristia nos inspira a servir, como Tu nos ensinaste um dia, ó Cristo Jesus!

… Ser jovem, ser santo e ser missionário, doar nossa vida com amor
Lançar nossas redes em todos os mares, pescar muitas almas pro Senhor
É tudo o que deseja nosso coração e pedimos nessa Santa Comunhão!
Nos dá coragem e sustenta nosso sim pra perseverarmos sempre em Ti, ó Cristo Jesus!”

“…somos bem mais que uma banda musical ou ministério de música. Somos uma Vocação!” RVR 58

Imagem: Capa oficial Cd Jornada mundial da Juventude.