Website desenvolvido com Selo de Qualidade da Agência Católica
Data : 12/06/2014

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Começa a Missão “Com Jesus na Copa”

jovensnacopaA Copa do Mundo 2014 começa hoje no Brasil e a juventude sentinela já se coloca a seu posto para evangelizar nas cidades-sede e pontos de grande concentração do mundial de futebol. A missão “Com Jesus na Copa” movimenta lideranças e missionários em todo o país que já estão aquecidos e animados pelo Espírito Santo para adentrarem o campo da evangelização. Veja como está a preparação:

São Paulo

A cidade de São Paulo já está no clima da Missão Com Jesus Na Copa desde ontem (11), com a acolhida dos missionários, que vieram de várias partes do estado para a capital do país, que sediará a abertura do evento futebolístico.

Para hoje, 12 de junho, está programada evangelização desde o metrô na estação da Sé até um arrastão de evangelização no entorno do Itaquerão, estádio em que acontecerá a abertura da Copa do Mundo e o primeiro jogo da seleção brasileira.

As ações de evangelização da Missão “Com Jesus Na Copa” na cidade de São Paulo estão programadas até quinta-feira da próxima semana, 19/06, dia em que os missionários participarão da procissão de Corpus Christ, na Praça da Sé, e farão o encerramento do projeto.

Para acompanhar o cronograma da Missão em São Paulo, clique aqui.

Rio Grande do Norte

A cidade de Natal/RN está preparada para espalhar o Amor de Deus em meio os turistas e moradores locais por meio de uma forma alegre e simples: “A juventude carismática fez uma “parceria” com o Ministério de Música e Artes e vamos agir em unidade com eles através de peças teatrais, louvor, apresentação musical, flash mob, abordagem nos sinais de trânsito com placas divulgando o amor de Deus”, informa a coordenadora do Ministério Jovem da arquidiocese de Natal, Vanessa Barbosa. Durante a abordagem, as pessoas também receberão panfletos como meio de evangelização.

Para auxiliar e motivar a participação de missionários de outras dioceses do estado, o Ministério Jovem estadual criou uma cartilha local com informações sobre a missão. Muitos servos de outras cidades já estão preparando suas mochilas e serão acolhidos em uma escola da cidade de Natal.

As datas da Missão Com Jesus na Copa no Rio Grande do Norte serão de 13 a 16 de junho e nos dias 19 e 24 de junho.

Tocantins

Logo no primeiro final de semana de junho, o Ministério Jovem de Tocantins realizou o “dia D”, um momento de formação com os participantes da missão durante a Copa. Na ocasião, foi explicado como será o desenvolvimento da missão e um estudo do Documento 94 da CNBB, que traz diretrizes gerais da ação evangelizadora no Brasil, além de apontar os tópicos necessários para a missão conforme a cartilha feita pela equipe nacional do Ministério Jovem.

O “dia D” contou com a participação de todas as paróquias, comunidades, movimentos e pastorais da Arquidiocese de Palmas/TO e também teve a presença do arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães.

Durante o dia 14 de junho, os missionários de Tocantins passarão por mais formações, dando-lhes alicerce e diretrizes importantes para o desenvolvimento da missão. O Ministério Jovem estadual e arquidiocesano também produziu um material específico com ideias e segmentos de abordagem carismática e leitura da palavra.

João Filho, integrante do núcleo de missão do Ministério Jovem de Tocantins, explica que “esta ação tem duas finalidades: a primeira, de trazer a juventude para um compromisso maior na evangelização, obedecendo ao chamado que o Papa Francisco nos fez; e a segunda finalidade é de levar o sopro da vida aos que aparentemente estão mortos, como Deus uma vez nos revelava no livro do profeta Ezequiel capítulo 37”.

A Missão no estado acontecerá em 17 de junho, dia do segundo jogo da seleção brasileira que será contra o México e trará à capital grande concentração pelas ruas.

Amazonas

A cidade de Manaus estima receber mais de 80 mil estrangeiros para o mundial de futebol e para evangelizar de maneira eficaz todo este público, os jovens vêm se preparando desde o início do mês de junho, com missões pela cidade.

Uma evangelização corpo a corpo foi feita em praças, escolas, feiras e estabelecimentos da capital amazônica. Durante essa missão, muitos jovens que faziam provas nas universidades receberam e escutaram sobre o amor de Deus. “Os sentinelas já começaram a sentir um pouco de como serão os dias de missão durante a Copa do Mundo”, conta Aline Machado, missionária da arquidiocese de Manaus/AM.

A missão “Com Jesus na Copa” atingirá todo o período de jogos no estado, e serão realizadas as mais diversas atividades para evangelização, conscientização e “arrastão missionário” nesta cidade-sede. No período Copa, a Arena Manaus receberá quatro jogos: Ingleterra x Itália, Camarrões x Croácia, EUA X Portugal e Honduras X Suíça, jogos que serão palco de uma das maiores evangelizações do estado.

Distrito Federal

A missão acontece de 21 a 23 de junho em diferentes locais da capital do país, sem esperar a prorrogação para levar o Evangelho de Jesus Cristo. Os jovens carismáticos serão enviados para os arredores dos estádios e lugares públicos de grande concentração de pessoas para promover as abordagens querigmáticas, como albergues, Praça do Relógio, Parque da Cidade e Hospital de Base, entre outros.

Segundo o coordenador estadual do Ministério Jovem, Hugo Felipe, a expectativa é responder ao apelo feito pelo papa Francisco. “Ir aos marginalizados, pobres, nosso maior desejo é que todos tenham uma experiência no amor do Senhor, experimentem esse Espírito Santo que faz nova todas as coisas. Apesar de a imprensa ter divulgado que o legado da Copa seria a prostituição, queremos mudar essa realidade, queremos que os que virão para copa saiam daqui numa certeza: Jesus é o Senhor”, afirma.

A juventude vai levar aos torcedores a mensagem do Evangelho de forma alegre e cativante. Para participar, basta acessar o site a RCC DF e fazer sua inscrição. Lá também é possível conferir o cronograma completo da missão Jesus na Copa. Você pode participar ainda doando alimentos para garantir o almoço dos jovens missionários. Para fazer sua doação, entre em contato com a RCC DF 61 3224 8586.

O coordenador da assessoria de Missão do Ministério Jovem no Brasil, Ruy Lima, diz que com a Missão Com Jesus Na Copa, o Ministério Jovem quis “ampliar os horizontes da juventude da RCC para novas e mais atualizadas formas de evangelizar em um período de constantes mudanças sociais, além de dinamizar ações de evangelização que não necessitem de grandes e dispendiosas estruturas, mas sim que demonstrem a espontaneidade do jovem em evangelizar a qualquer momento e em qualquer ocasião”.

Fonte: colaboração do Ministério de Comunicação nos estados e Ministério Jovem Brasil