Website desenvolvido com Selo de Qualidade da Agência Católica
Data : 05/02/2015

Dados sujeitos a alteração sem aviso prévio.

O conteúdo deste material on-line não expressa, necessariamente, a nossa opinião.

Reportar erro

Deus no coração da cidade

Plenária do Conselho Pontifício para os Leigos

2015-02-05 Rádio Vaticana

“Encontrar Deus no coração da cidade – cenário de evangelização para o terceiro milénio” é este o tema da 27ª Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para os Leigos que começa nesta quinta-feira dia 5 e decorre até ao próximo sábado dia 7.

Numa nota difundida por este dicastério é sublinhado que o encontro pretende refletir em particular sobre a questão da urbanização, fenómeno que desperta “um crescente interesse no magistério ordinário da Igreja”, desde Paulo VI até ao Papa Francisco que, como Arcebispo de Buenos Aires, dedicou ao tema um importante evento, publicado posteriormente no livro “Deus na cidade”.

“Segundo a ONU, desde 2007 – continua a mensagem deste Dicastério – a população urbana superou a rural e em 2050 mais de 70% da população mundial viverá em centros urbanos”. Trata-se de “um fenómeno sem precedentes na história da humanidade”. Neste sentido, a Assembleia Plenária quer olhar para “este complexo e gigantesco processo com os olhos da fé”, pois se, aparentemente, “a cidade moderna e secularizada, paga pelo seu bem-estar e pelas suas conquistas tecnológicas, parece ter definitivamente colocado Deus “no banco de reservas” reduzindo a fé a um mero facto privado”.

Desta forma, o olhar dos participantes da Assembleia, naturalmente, será dirigido também às numerosas “periferias geográficas e existenciais” que “sacodem a Igreja e a impelem, hoje mais do que nunca, na direção de uma conversão missionária e pastoral para que se torne numa Igreja em saída, habitada por uma salutar inquietude por Deus e pelo homem”.

As intervenções previstas para esta Assembleia são as seguintes:

Nesta quinta-feira dia 5 o Presidente do dicastério, Cardeal Stanislaw Rylko, apresenta um relatório sobre a história e a atividade do organismo vaticano.

Na sexta dia 6 de destacar a intervenção do Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle, desenvolvendo o tema: “A sede de Deus nos desertos urbanos. Evangelizar um povo em busca de uma identidade”.

Também na sexta dia 6 está prevista uma mesa redonda sobre o tema “Dar uma alma à cidade: o sentido e o prazer de ser povo” e da qual tomarão parte, entre outros, os fundadores das Comunidades “Novos Horizontes” e “Santo Egídio”, Chiara Amirante e Andrea Riccardi, respetivamente.

No sábado, 7 de fevereiro, será o momento dos testemunhos sobre “missão na cidade”. De manhã será a audiência com o Papa Francisco, no Vaticano. Na parte da tarde destaque para o relatório do Secretário do Dicastério, D. Josef Clemens, que fará um balanço e apresentará propostas para o futuro. Os trabalhos serão concluídos às 19 horas, com a celebração eucarística. (RS/JE)

(from Vatican Radio)

Deixe uma Resposta

*

captcha *